segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rolfing



A médica americana Ida Holf, especialista em bioquímica, após décadas de estudo descobriu o que influencia a postura de cada um dentro do campo gravitacional.
Segundo ela a plasticidade das fácias – o tecido conjuntivo que envolve músculos e ossos – determina a integração entre os deferentes segmentos do corpo. São elas que moldam a nossa postura. Para permitir que a musculatura se alongue, e assim, combatendo a dor, é preciso devolver às fácias a sua elasticidade. È justamente este o objetivo do Holfing, procedimento criado pela médica nos anos 60. A técnica foi difundida em mais de 30 paises e chegou ao Brasil na década de 80.

Por meio do movimento e da manipulação do tecido conjuntivo que envolve e conecta nossos músculos e tendões, o rolfista libera tensões existentes em segmentos corporais, melhorando a sua relação com as outras partes do corpo. A percepção dessa reintegração permite à pessoa reorientar-se espacialmente, melhorando o seu alinhamento em relação à gravidade e sua coordenação dos movimentos. Assim, o corpo ganha equilíbrio e economia funcional, isto é, não precisa gastar tanta energia para realizar movimentos básicos como manter-se de pé e caminhar, por exemplo. A sensação de liberdade e integridade adquirida com o Rolfing® também contribui para a evolução pessoal, ao estimular o autoconhecimento, abrindo caminho para se adquirir “novas posturas na vida”.

O Rolfing® é indicado para aqueles que sofrem de males causados pela má postura; para aqueles que apresentam dificuldade de movimento e sofreram traumas físicos; para os que se submetem a estados de estresse no dia-a-dia e para os que desejam melhorar o seu desempenho profissional. O Rolfing® também é apreciado por pessoas ligadas às artes corporais ou de movimento, como bailarinos, atletas, educadores físicos e praticantes de artes marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário