sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O que fazer no dia seguinte da orgia gastronômica?


Geralmente os fins de semana são acusados de serem os causadores dos dois quilos a mais, apontados pela balança no dia seguinte.
Mas este mal tem cura. Basta ter força de vontade e disciplina. Toda segunda feira faça uma dieta vegetariana. Uma sopa verde com pouco sal e nenhuma gordura, usando folhas a vontade, cebola, abobrinha verde, pepino, couve flor, aipo, alho poro, espinafre, alface e temperos verdes. Bata tudo no liquidificador e divida em quatro ou cinco porções a serem consumidas durante o dia. Tome pelo de 2 a 3 litros de água e chá à vontade. No desejo de uma sobremesa a gelatina diet é uma boa sugestão.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Molho base para saladas

Ingredientes:
1 xícara de chá de vinagre de vinho ou de maça
3 xícaras de água
Alho esmagado, sal, pimenta ou páprica a gosto
1 colher de café de açucar branco ou, em caso de maior rigor, usar adoçante

Modo de Fazer:
Misturar todos os ingredientes, bater bem e guardar na geladeira em vidros esterilizados, hermeticamente fechados.
Esta base, especial para regimes de baixa caloria, pode ser usada ao natural ou combinada, de modo a produzir diferentes e deliciosos molhos.
Na realidade, a base é nula de calorias.
Os molhos dela derivados contam, em geral, 2 ou 3 calorias por colher de sopa bem cheia.

Molho de Aipo

Ingredientes:
6 pernas de aipo
1 porção de molho - base
1 colher de chá de caldo de limão

Modo de Fazer:
Limpar o aipo de fibras e ralar ou triturar em picador.
Acrescentar o caldo de limão ao molho base, juntar o aipo triturado e provar o tempero.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Papai Noel não existe!!!!!!!

Do livro Aventras e receitas de Ligia Azevedo.


Na minha memória, os dois dias mais felizes do ano, esperados com meses de ansiedade, eram o do aniversário e o Natal para todas as crianças do clã dos Alencar que viviam no Acre, porque só nesses dias ganhávamos presentes. Até hoje me lembro da minha dor ao descobrir que Papai Noel não existia. Foi quando, brincando de bonecas, fui procurar alguma coisa e olhei por baixo do guarda-roupa e vi os pés da cama de boneca, que pedi a Papai Noel por carta escrita pelo meu pai, naturalmente. Fiquei quieta, magoada e com vergonha de dizer para eles, os adultos, que sabia que eles mentiam também. Com certeza me questionei: “se eles mentem, por que eu tenho que apanhar quando minto?”. Acho que quando a gente descobre que Papai Noel não existe, começa a deixar de ser criança.

Foto retirada de: Terra

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Zinco


Sabe o que pode acontecer com o seu corpo se as doses de Zinco não estiverem em dia? Pois bem: quando falta o mineral, os linfócitos, que são as células de defesa, têm sua função prejudicada pelo fato deste nutriente exercer papel fundamental na maturação das células. Sem ele o organismo torna-se vulnerável à ação dos microorganismos e abrem-se brechas para as infecções oportunistas. Além de afastar estes riscos atua também no crescimento e na cicatrização. Tem estreita relação com a insulina e outros hormônios e ainda há suspeitas de sua ligação com a obesidade. Sardinhas, ostras, carne de Peru, fígado bovino e amêndoas são ricos em Zinco.

foto retirada de: nutrição em foco

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Geléia de Melancia

Ingredientes:
- 3.200kg de polpa de melancia;
- 290g de açúcar magro;
- Canela e dez dentes de cravo;
- 25ml de licor de damasco ( Apricot, 1 cálice pequeno );
- 30 ml de suco de limão ( 2 colheres de sopa );
- 8g de pectina sódica ( 1 colher de sopa );
- 1 colher de chá de ácido ascórbico;
- 4 g de gelatina vermelha sem sabor ( 4 folhas );

Pré-preparo:
1. Separar a polpa d melancia e separar 3,200kg, levar ao fogo a polpa em pedaços grandes, sem água, coberta com adoçante, em panela tampada, até soltar água e reservar. Amassar com colher de pau; acrescentar cravo e canela e manter o fogo médio até ficar bem cozida.

Preparo:
1. No dia seguinte, catar os temperos e alguma semente que possa ter escapulido ( pode usar a peneira mas não peneirar). Voltar o doce para a panela e socar bem com a colher de pau ou socador. Acrescentar o limão, ácido ascórbico, pectina sódica desmanchada e o licor; manter o fogo forte até secar toda água e mostrar o fundo da panela.
2. Acrescentar imediatamente a gelatina desmanchada em 1 copo d’água e o álcool de cereais, imediatamente, misturar bem e apagar o fogo.
Envasar ( segundo instruções ).
3. Dura até 6 meses sem abrir, uma vez aberta manter na geladeira.

Rendimento:
7 vidros de 320g com 153kcal.
100g = 48kcal.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dormir bem


Dormir 8 horas por dia é ideal para seu corpo se restabelecer do desgaste diário. O nível de estresse e a ansiedade diminuem e o raciocínio melhora. Quem dorme pouco pode estar sobrecarregando seu organismo e estimulando-o na produção extra de hormônios para a manutenção do nível de rendimento, mas que gera um quadro de trabalho excessivo e envelhecimento precoce.
A limpeza do organismo acontece durante o sono. O corpo se livra de toxinas e substitui bilhões de células mortas diariamente.
Até o aparelho digestivo fica comprometido. Sem um sono adequado, ele fica desregulado e passa a absorver mais nutrientes do que precisa provocando alta taxa de colesterol e a obesidade. 


foto retirada de: biblioteca de medicina

sábado, 18 de dezembro de 2010

Mousse de Maracujá


Ingredientes:

*140g de polpa de maracujá

* 20g de maisena

* 60g de gemas (4 gemas)

*140g de claras (4 claras)

*200g de iogurte natural

*20g de frutose

*10g de aspartame

*12g de gelatina sem sabor

Pré-preparo:

1.(a) Escolher maracujás polpudos,cortá-los ao meio, raspar o conteúdo;passando por peneira; separar 140g de suco puro;
2.(b) Desmanchar a gelatina em uma xícara de água fria;
3.(c) Fazer a calda rala com o adoçante e xícara d’água.

Preparo

1. Levar o iogurte ao fogo (em fervura), acrescentar as gemas previamente batidas e misturadas com a maisena, até cozinhar.
2. Juntar o suco de maracujá e apagar o fogo e em seguida, misturar a gelatina.
3. Levar a calda ao fogo e despejar fervendo sobre as claras batidas em neve e continuar batendo para formar o merengue.
4. Misturar tudo (a,b,c), batendo bem, provar o doce e, se quiser, acrescentar mais adoçante. Distribuir a massa em taças iguais e levar a geladeira até a hora de servir.

Rendimento:
6 porções de 150g e 123kcal.

Esta foto foi retirada de: cybercook

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Braços Saudáveis

A parte posterior dos braços é uma região normalmente pouco exercitada nos movimentos do dia a dia, com tendência a acumular gordura, associada com flacidez e perda muscular. Essas alterações afetam principalmente as mulheres a partir dos 45 anos. A prática de exercícios regulares direcionados aos músculos destas regiões, associados ao uso de cremes à base de colágeno, melhoram bastante o aspecto estético. A lipoaspiração é um procedimento aconselhado apenas às pessoas mais jovens, por apresentarem uma boa retração dos tecidos. A plástica para a retirada da pele, nesta região recebe o nome de dermolipectomia e, é uma cirurgia a qual deve se avaliar a relação custo benefício, visto que, está se trocando a flacidez por uma cicatriz, em uma região relativamente aparente.
Foto retirada de: GandaiaBR

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Filé de Hadoque


INGREDIENTES ( 4 porções )
4 filés de hadoque com 180 gramas cada
2 colheres de sobremesa de manteiga ou margarina
Leite desnatado suficiente ( aproximadamente 1,5 l )
2 colheres de sopa de salsa picadinha

MODO DE FAZER
Arrumar os filés num refratário e cobrir com leite desnatado. Manter na geladeira por no mínimo 8 horas, e no máximo por 12 horas.
Retirar os filés, tirar a pele e as rebarbas. Depois de limpo, cada um ficará com 150 gramas.
Colocar os filés em tabuleiro ou prato refratário ligeiramente untado e cobrir completamente com leite desnatado.
Levar ao forno quente para cozinhar o hadoque por aproximadamente 40 minutos. (Experimentar com um palito para ver se está cozido.)
Escorrer o leite, deixar no forno mais cinco minutos e cobrir com a manteiga e a salsa picadinha.


Foto retirada de...(clique aqui para saber)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Meditação trascendental



Cientistas americanos tentam provar que a paz pode chegar a sua cidade a partir da Meditação transcendental comunitária. Eles apostam que se 1% da população de uma região meditar a técnica ao mesmo tempo forças negativas se dissiparão. O exemplo mais concreto que o grupo tem é de Washington, uma das cidades mais violentas dos Estados Unidos, onde quatro mil pessoas praticaram meditação em 1993. Na época houve uma redução de 20% de crimes na área.

Foto retirada de...(clique aqui para saber)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Meu Aniversário



Era meu aniversário de cinco anos. Meu pai estava viajando já havia um mês e ninguém sabia por onde ele andava. Mamãe ficou muito preocupada porque era época de muitas chuvas e ele estava embrenhado na selva, trabalhando no censo. Ela não tinha a menor idéia de quando ele ia chegar. Eu sabia, mas ficava calada, guardando um segredo que era só meu e dele. Quando se despediu de mim e me pegou no colo, falou baixinho: “volto para o seu aniversário, Liginha”.
Durante todo o mês, continuei brincando, indo à escola e seguindo a minha vidinha na maior tranqüilidade. Acordei cedo naquele 10 de dezembro e passei todo o dia na maior ansiedade, esperando por ele na certeza de que ele logo estaria comigo.
Por volta das cinco horas, o céu escureceu como noite e eu já não podia ver a porteira por onde ele chegaria e então a dúvida tomou conta de mim. A noite chegou, a festa não aconteceu porque a chuva não parou. Ele só chegou no dia seguinte, contando um montão de aventuras, todos a sua volta. Para toda a família foi um dia feliz, porque ele chegou inteiro. Era isso que importava para todos. Ninguém me olhou ou teriam visto nos meus olhos a marca do abandono.

 Foto retirada de...(clique aqui para saber)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cafeína

É bom começar a reparar, no número de cafezinhos que você bebe por dia. Muitas vezes, sem perceber, você pode estar exagerando. É um cafezinho para despertar, um para trabalhar, cafezinho depois do almoço, no lanche, cafezinho para fazer serão... E ainda tem aquele copo de refrigerante na hora do almoço e uma xícara de chá antes de dormir. Não sabia que a cafeína também está presente nestas bebidas? É hora de começar a se controlar. Em excesso, a cafeína pode prejudicar a sua saúde.

Foto retirada de...(clique aqui para saber)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mousse de Atum Diet - By Ligia Azevedo

INGREDIENTES:

1 lata de atum sólido ( escorrido e amassado)
250 g de ricota
2 ½ colheres de sopa de maionese diet
1 colher de café de vinagre1
1 colher de chá de molho inglês
½ dente de alho
1 colher de sobremesa de mostarda
1 envelope de adoçante
½ colher de café de sal
1 xícara de água com 2 colheres de sopa cheias de leite em pó desnatado
1 pacote de gelatina sem sabor dissolvida em 1 xícara de água
1 colher de sopa de pickles picado

MODO DE FAZER:

Colocar a gelatina na água fria, deixar desmanchar e levar ao fogo para derreter, mexendo, sem deixar ferver.
Bater os ingredientes no liquidificador, sem os temperos, até ligar. Acrescentar os temperos ( sem os picles) e bater mais um pouco.
Tirar toda a massa do liquidificador, provar de sal, misturar o pickles por igual.
Distribuir em seis forminhas de empada, molhadas e levar ao congelador 5 minutos antes de servir.
Servir com tiras de pepino, de aipo ou com torradinhas finas.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tratamento eficaz no combate à celulite


Para celulite e gordura localizada, um novo aparelho entra no mercado  dando esperança às mulheres, no combate do temido aspecto de casca de laranja. O tratamento estimula os sistemas circulatório e linfático e tem se mostrado eficaz no combate à celulite em graus moderados. A novidade é o Triactive, assim chamado por combinar três tecnologias eficazes no tratamento da celulite: a massagem mecânica, o laser de diodo e o resfriamento localizado. O equipamento pode ser usado também no pré operatório combatendo o edema, mas não substitui a drenagem linfática e a dermotonia, essenciais nas semanas seguintes à cirurgia.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Proteja-se do calor


A preocupação com a beleza é tão antiga quanto a própria humanidade.
O envelhecimento, do ser humano começa, via de regra, a partir dos 25 anos. Contudo são as mulheres que percebem os primriros sinais e, cêdo começam a se enteirar dos recursos existente. Como o melhor caminho para se manter jovem é a prevenção, as rotinas mais simples marcarão o inicio de uma batalha sem data para terminar. O verão chegou e, devido à temperatura elevada é importante cuidarmos da aimentação e principalmente da pele. É fundamental o uso de protetor solar, cremes direcionados à renovação celular que estimulem o colágeno, a elastina, nutram e hidratem a pele. A alimentação deve ser leve, a base de saladas, frutas, proteinas magras e muita água, no mínimo dois litros ao dia.

foto: aofundo.org

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cremes Orgânicos

Nos últimos 10 anos a busca por hidratantes, xampus, cremes e óleos orgânicos aumentou no mercado ocidental.Nos Estados Unidos essa demanda vem crescendo 25% ao ano e na Europa estes produtos ganham cada vez mais espaço nas lojas de departamento. No Brasil este consumo ainda é restrito a grupos muito conscientizados. Nas lojas especializadas em produtos internacionais, os cosméticos orgânicos têm uma tímida participação em relação aos demais produtos. Porem uma boa parte da clientela feminina já sabe identificar as marcas classificadas como orgânicas.