sábado, 31 de julho de 2010

Glutén

Pão de Queijo não contém glutén,
mas engorda.
A moda do regime sem glúten entrou nas academias de ginástica e a turma descobriu que para manter um abdomen tipo tanquinho fugir das massas é fundamental. Presente em grãos como trigo, farinha de trigo, centeio, aveia, cevada, o glúten também pode estar em lugares onde não se espera, como bebidas alcoólicas fermentadas, não-destiladas feitas de grãos, assim como produtos como salsicha de soja e barras energéticas. A intolerância ao glúten é um problema para pessoas celíacas ou com alergias. Além de inimigo da estética corporal, são muitos os danos causados pelo glúten a partir de sua intolerância como: Obesidade, baixa imunidade,intoxicação e enxaqueca, aumenta o risco de osteoporose e causa depressão porque inibe a produção da serotonina.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um Acre de Aventuras

Era muito grande a diferença cultural entre o Acre e o Sul do Brasil. A começar que lá não havia muitas construções de alvenaria, nem de dois andares sequer. Nossa casa era de tijolo, madeira e palha. Não tinha banheiro dentro. À noite, a gente usava pinico. Pela manhã, só as crianças faziam uso dele. Os adultos tinham um banheiro lá fora.
Era uma casinha de madeira com um trono igualmente de madeira, que não tinha tampa. Era só um círculo aberto na madeira e não tinha descarga também. Ia tudo para um buraco bem fundo. As crianças eram proibidas de entrar lá. Lembro-me que a garotada não via a hora de chegar a idade que já a permitisse usar o banheiro como gente grande.
Viver no Acre, na minha infância, foi uma grande aventura. Vivíamos ao lado do perigo todo o tempo. Um dia meu irmão João sumiu e ninguém conseguia achá-lo. Até que alguém resolveu abrir a porta de um banheiro já desativado, porque a madeira apodrecera, e lá estava Joãozinho todo sorridente, pensando que era gente grande, sentadinho no trono que balançava para lá e para cá. Tirá-lo dali foi um drama, pois qualquer movimento mais ousado com certeza faria o banheiro desmontar e lá se ia Joãozinho trono a baixo. Depois do susto, que ele foi o único que não passou, levou umas boas palmadas.

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Clique na imagem para amplia-la.

Alta gastronomia, padaria e pâtisserie de encher os olhos estão reunidos em uma charmosa casa de dois andares na Fonte da Saudade. Essa descrição é apenas o começo do que oferece o restaurante Guy. O restaurante, comandado pela chef Elba Ximenes é uma grande surpresa para quem passa pelo bairro e descobre o aconchegante bistrô que o médico francês Guy Aziza, um apaixonado pelo Brasil e a chef mineira Elba Ximenes fizeram na medida certa.

O cardápio cuidadosamente idealizado pela chef oferece desde café-da-manhã, até terrines artesanais, frios, sanduíches, bolos, tarteletes, tortas e inacreditáveis receitas de pães caseiros com mais de 50 tipos. No almoço, opções que atendem a todos os apetites: massas, risotos, saladas, pratos executivos servidos na varanda, localizada no primeiro andar. O segundo andar o espaço mais nobre merece destaque tem uma fornida adega de vinhos e a partir das 19h entra em cartaz receitas ambiciosas que misturam ingredientes brasileiros com técnicas francesas. O restaurante Guy ganha o selo Ligia Azevedo Recomenda por oferecer no seu cardápio um prato Light de altíssima qualidade.
Filet de Tilápia, com mini legumes orgânicos e quinoa com castanha de cajú.

Guy Bistrô - R. Fonte da Saudade,187 - 21 36248252

Dicas de Saúde - Os minerais

Os minerais protegem o corpo e aumentam as defesas do organismo. Esta descoberta é recente em termos de medicina. Para que servem e onde encontrá-los?
Aí vão alguns exemplos: O Cobre, encontrado no fígado e nas ostras, contribui para a fabricação dos glóbulos vermelhos e da mielina. O Potássio é importantíssimo para o bom funcionamento do organismo, pois, controla a quantidade de água das células e equilibra o ritmo cardíaco. Cogumelo, água de coco e banana, são ricos em potássio.O Sódio assegura o equilíbrio hídrico do organismo, influi nas contrações musculares e nos impulsos nervosos. É encontrado nos peixes em grande quantidade. Selênio, o maior aliado no combate dos radicais livres, é encontrado nos cereais integrais. Vale à pena informar-se mais sobre o assunto, pois a lista destes minerais é extensa.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Prevenir é melhor que remediar

Prevenir é melhor que remediar. Em todos os momentos de nossas vidas aplicar esta regra é o maior investimento que fazemos para obter lucros certos no futuro. Investir na saúde de forma preventiva é garantia de longevidade produtiva. Investimento e projetos que garantam prolongar a juventude podem ser tão importantes quanto uma poupança bancária ou uma aplicação a longo prazo. Hoje para começar um tratamento para retardar o envelhecimento já não se espera chegar aos 40. A partir dos 25 já é aconselhável lançar mão da ortomolecular, por exemplo, para destruir e evitar a formação de radicais livres, elementos repensáveis pela diminuição da qualidade do nosso sangue. Uma alimentação saudável, rica em proteínas, gorduras boas e carboidratos complexos encontrado nas verduras e frutas, aliada à prática de exercícios físicos, é fundamental para a saúde do nosso corpo. Quanto mais cedo começar, melhor será a qualidade de vida, garantindo uma longevidade saudável.

quinta-feira, 22 de julho de 2010


Este blog nasceu a partir de um projeto de gastronomia light que estou “ressuscitando”, em  Búzios. Começo agora recomendando o  restaurante Cigalon  que há sete anos mantém o menu Light Ligia Azevedo em seu cardápio. Sonia  Persiani  chef primorosa, esmera-se cada vez mais. O novo restaurante é lindo, aconchegante de frente para  o mar. Os garçons a seguem nas mudanças de endereço e nos recebem como velhos amigos. Jantar no  Cigalon é como reviver Búzios dos velhos tempos, quando nos fins de semana, a turma  tinha encontro certo em frente do saudoso Cheval  Blanc. Estou falando de Búzios de 15, 25 anos atrás. Tudo mudou mas, o Cigalon continua o mesmo. Divino.

 

Menu Light Ligia Azevedo no Cigalon - Búzios : 
Entrada - Salada pastoral (tomates da horta, folhas da estação, vinagreta da casa).
Prato Principal - Congro rosa ao vapor, "sphagettis" de abobrinha e concassé de tomate.
Sobremesa - Melange de frutas da estação

RESTAURANTE CIGALON - Rua das Pedras, 199 - Centro - Praia do Canto

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ballet: minha grande paixão


Ainda criança fazia dos sapatos sapatilhas de ponta e mamãe ficava furiosa porque rapidamente o sapato novo, presente de aniversário, um mês depois já estava com o “bico” aberto. Um dia ameaçou que a próxima vez que eu estragasse o sapato, iria andar com o dedão de fora. Aí não brinquei mais de bailarina na ponta dos pés. Vim para o Rio e logo que deu fui estudar na Academia da grande mestra Madeleine Rosè. Depois de um ano já estava pronta para subir nas pontas. Fiz ballet até os dezesseis anos. Dancei com Edmundo Carijó em Bodas de Aurora. Nunca sairia da última fila do corpo de baile, por ficar com 1,90m quando subia nas sapatilhas. Os bailarinos ficavam menores que eu. Desisti e fiquei com a Ginástica Rítmica. Fiz escolha acertada. Fui campeã por muitos anos. Mas o ballet é a minha grande paixão.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Reiki


Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual, podendo eliminar doenças e promover saúde).
Apesar de variados relatos sobre sua eficácia, a reiki é ainda pouco reconhecida pela medicina. Mas é reconhecido como terapia alternativa complementar pela OMS. Há diversos estudos que comprovam sua eficácia.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

COLUNA VERTEBRAL - O EIXO DA VIDA

O sinal mais evidente do envelhecimento da coluna vertebral, que se inicia aos 22 anos, é uma degeneração das articulações da coluna denominada osteoartrose que pode aparecer em qualquer segmento da coluna seja cervical dorsal ou lombar. As atividades fisicas retardam ou mesmo impedem o aparecimento e a evolução da artrose.

Dr. Ruy Marra da Silva - Clínica de Tratamento da Dor.
Tel: 021-2286-5843

Tofú, queijo de soja muito usado na Cozinha Japonesa

A cozinha japonesa usa o tofu em várias de suas delícias. Tanaka, parceiro no projeto Brasil Light

A soja pode ser grande aliada na luta contra a queda de cabelos, segundo um estudo feito por cientistas da Faculdade de Medicina do Estado do Colorado, nos Estados Unidos. A isoflavona, uma olioginosa encontrada na soja, pode neutralizar a ação de um dos hormônios que estão por traz da calvície. Já se sabe que as mulheres na menopausa são beneficiadas por estes grãos que apresentam ação hormonal importante e, que em determinados casos, podem até substituir os hormônios sintéticos, indispensáveis na reposição. Os grãos de soja, tofú, leite de soja e proteínas de soja são alimentos ricos em isoflavona.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bortsch Gelada


Ingredientes (6 pessoas - 70 calorias cada porção):

1 litro de caldo de carne desengordurado
400g de beterraba descascada e picada
250g de repolho
200g de cebola
1/2 caixa pequena de suco de tomate
2 cabeças de alho poró (de preferência branco)
1 colher de sopa de pepinos em conserva
1 pitada de erva doce e de cominho
1/2 folha de louro.
1/2 envelope de adoçante
Uma pitada de páprica.

MODO DE FAZER:
Cortar a metade do repolho, sem os talos , bem fininho e reservar.
Cozinhar junto com o caldo todos os ingredientes e a outra metade do repolho. Deixar cozinhar 2 ou 3 horas. Passar no liquidificador e na peneira.
Levar ao fogo novamente, provar de sal, juntar o restante do repolho cortado e ferver até cozinhar. Não deve ser muito grossa, manter no refrigerador. Na hora de servir, juntar 1/2 colher de yogurte em cada prato ou taça.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Minha infância no Acre

 Eu gostava muito de brincar de boneca. Fazia vestidos lindos para minhas bonecas porque também gostava muito de ficar do lado da mamãe quando ela costurava os vestidos das mulheres ricas de Rio Branco como a dona Neném, mulher do governador, nossa prima longe, que era muito gorda e usava bigode. “Não sei por que ela não raspa isto”, pensava eu, “para ser como as outras mulheres.” Mas, como a dona Neném era muito braba, achei que ela preferia ser parecida com papai ou com vovô, que ficavam muito bonitos de bigode.
Na costura com as bonecas eu não ficava muitas horas porque preferia brincar com os meninos. Menos com o meu irmão João, que foi a criança mais quieta e intelectual que eu conheci até hoje. Com sete anos, já tinha lido toda a coleção de Monteiro Lobato que Dinda mandou para ele. Com os filhos dos empregados do vovô, eu subia em árvores o dia todo com tal habilidade que nunca quebrei nada no corpo. Por mais que eu invejasse os bracinhos brancos de gesso que de vez em quando um deles ganhava, nunca consegui esta façanha.

domingo, 4 de julho de 2010

Meu dia 2 de julho de 2010


Estava em Búzios, no Spa, neste dois de julho. Acordei às 5:15h, sem despertador, já ansiosa para chegar ao Rio. Era o dia D. O Brasil tinha que ganhar. Viajei três horas, me vesti de verde e amarelo e quase cheguei atrasada na casa da minha amiga Safira Saragossy.
A turma estava toda lá. Muita alegria, e como sempre, pipocas e mais pipocas no intervalo enquanto umas lasanhas variadas aguardavam na entrada do forno para a comemoração da vitória no final. E que final! Trágico, não só para nós, como também para outros milhões de brasileiros.
Não tirei fotos no primeiro tempo porque a torcida estava tão animada que até esqueci a câmera na bolsa. E na bolsa ela continuou. Achei melhor não mostrar a cara da nossa desilusão.
Fui embora antes da lasanha aparecer até porque não como glúten. Ainda vestida de Brasil fui para o almoço da Márcia Veríssimo. Não tirei o xale verde e amarelo. Afinal, não há derrota que me faça negar que sou brasileira.


Aniversário da Márcia Veríssimo


Apesar de termos perdido a Copa, para as mulheres que la estavam foi como se nada tivesse acontecido. Na festa de aniversário de Márcia Veríssimo éramos quase cem. Sabiamente ninguém falou de futebol nem, de política, ou de qualquer coisa que nos lembrasse os maus momentos ocorridos naquele dia, na  África do Sul. Amigas de Márcia não paravam de chegar. As mesas da varanda do Quadrucci no Leblon, escolhidas pelas mais pontuais, já estavam praticamente completas às 14:00. Quem se atrasou ficou no salão que também não demorou a encher. Cardápio maravilhoso tanto no sabor quanto no visual. A alegria da anfitriã contagiava. A tarde do dia 2 de julho não podia ter sido mais perfeita. Voltei para casa feliz!
Achando que o dia já estava de bom tamanho, já preparada psicologicamente para assumir o perfil “noveleira”, joguei a bolsa na cadeira, tirei os sapatos e liguei a TV. Não deu tempo nem para ver a mulher de vermelho que voa na abertura de Entre as Estrelas...


...Parecia que a sexta feira havia terminado, porém, o telefone tocou. Era Ana Stingel, minha amiga (que, mesmo sem ser minha terapeuta, por questões de ética da psicologia, me dá altos toques), convidando-me para um jantar informal na casa de amigos. Uma comida deliciosa nos esperava na residência de José de Faria e Elizabeth Carneiro, ele cirurgião plástico e ela psicóloga. Maria Helena Novaes, uma da primeiras psicólogas do Brasil, Malena, assim chamada na intimidade, pontualíssima,  lá estava na hora marcada. Chegamos juntos, Ana, Alicinha Silveira,  Marco Rodrigues e eu. Mais tarde chegou Eduardo Fraga que, por morar em frente, relaxou, perdeu a hora e, quase, o jantar. Foi uma noite maravilhosa, sem discussão sobre futebol. Falava-se de tudo um pouco e ria-se muito.


Malena e eu

José e Elizabeth

 
Marco, Alicinha e Ana Stinguel.


Merecido Descanso

Sábado fiquei o dia todo descansando. Comida quase zero, um yogurt aqui, um café com leite ali, vontade nenhuma devido à orgia alimentar da véspera. Nem o computador funcionou. Por telefone falei com amigos. Horas com Andréa, minha filha, que contou como Tiago, meu neto de dois anos, havia parado de mamar no peito antes de dormir e, que Mariana, de sete, choramingou pela perda da Copa.
Entro hoje no ritmo dos quinze dias que passo no Rio. Spa do Recreio, Spa do Club Med, muita festa, os netos e o tempo curto para estar com todos os amigos que amo. Quando volto para a quinzena mensal no Spa de Búzios, tudo muda. Mas também, é muito, muito bom!