quarta-feira, 30 de junho de 2010

Fritada de peixe com brócolis americano

Fritada de Peixe

INGREDIENTES (4 PORÇÕES)

500 gramas de carne de peixe moída
300 gramas de tomate sem pele e sem sementes
300 gramas de cebola
2 dentes de alho
100g de pimentão
2 colheres de sopa de caldo de limão
½ colher de sal e de páprica
Salsa, cebolinha e coentro a gosto
1 colher de café de azeite
4 ovos

MODO DE FAZER
Moer a carne do peixe e temperar com sal, alho, limão e páprica. Preparar um refogado rápido com a cebola picada, o tomate, o pimentão em cubinhos, salsa, coentro e cebolinha picados e o azeite.
Colocar os temperos numa panela destampada, juntar o peixe moído e deixar refogar mantendo no fogo, até secar. Apagar o fogo.
Esfriar o peixe e acrescentar os ovos batidos inteiros.
Colocar em formas redondas pequenas iguais com porções iguais.

ACOMPANHAMENTO
Brócolis Americano cozido no bafo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Primeiros Jogos do Brasil na Copa

Foi na casa da querida amiga Safira Saragossy que assisti à vitória do Brasil contra a Koreia do Norte e a Costa do Marfim. Vitória, esta, comemorada com amigos queridos, que há anos se encontram, com muita animação e deliciosos lanches.

Brasil x Koreia do Norte

Brasil x Koreia do Norte

Brasil x Koreia do Norte

Brasil x Costa do Marfim

VAMOS NESSA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Encontro 2010 da Mistral

Foi um sucesso o Encontro 2010 da Mistral no Shereton Rio. É grande o número de interessados na nobre arte dos bons vinhos. O evento atraiu donos de restaurantes, someliers, connaisseurs e aficcionados. Uma verdadeira multidão. Elba Ximenez chef do Guy Bistrô, provando das inúmeras marcas de mais de 15 países produtores, recomendou os Riojas das Bodegas Valdemar dizendo que, brevemente, Conde de Valdemar estará nas mesas do Guy Bistrô.

Dica
O vinho sem deixar de ser a bebida dos deuses é um poderoso antídoto para a velhice. Já é considerado remédio para quem precisa baixar as taxas de colesterol e por reduzir o risco de derrames. A substância mais importante na sua composição é o reveste rol que bloqueia a ação de agentes cancerígenos e pode reverter as células malignas ao seu estado normal. O reveste rol é o responsável pela cor do vinho e é no tinto que aparece em maior quantidade. O sistema de envelhecimento do vinho é responsável pela destruição desta substância, portanto, os mais jovens, sob este aspecto, são melhores e têm a vantagem de serem mais baratos.

Marcos Lima e Elba Ximenez

Moreira e Bernardete Fratelli

Rodolfo Garcia

Sérgio Zalles e o sommelier Marcos Lima visitando o stand Tikal (Argentina)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Eventos da Semana

Luiz Felipe Lampréia

Na Livraria travessa, no Shoppig Leblon, o lançamento do Livro 'O Brasil e os Ventos do Mundo' de Luiz Felipe Lampréia na última quarta-feira (9).

Valeu à pena esperar 2 horas na fila quilométrica para um autógrafo do meu querido amigo Luiz Felipe Lampréa. Lenir Lampréia estava deslumbrante como sempre. Tite do Rego Barros percorreu a fila indo e voltando várias vezes para cumprimentar os amigos.

Sinopse do livro:
O fato do Brasil ter ganhado peso inédito no mundo nos últimos anos levanta diversas questões.
Que percurso o país fez para chegar aonde está? Qual será o seu papel global no futuro imediato? Que tipo de problemas esse novo estatus deve trazer? Valendo-se da sua experiência acumulada em cinco décadas no cenário internacional, Luiz Felipe Lampreia, Ministro das Relações Exteriores entre 1995 e 2001, trata desses e de muitos outros tópicos neste livro de memórias.

Tite Barros, Lenir Lampréia e Ana Emília Beltrão

Querida Amiga Lenir Lampréia

Eventos da Semana


O livro ‘Posso ler, Posso Pensar’, lançado na Livraria da Travessa de Ipanema, quarta, dia 9/6, é o 11o livro infantil do grupo formado por Sylvia de Castro, jornalista, Tania Cozzi, fonoaudióloga, Iduína Mont'Alverne, pedagoga, e Helena Chompré, pedagoga e fonoaudióloga.

Editado pela Eduff - Editora da UFF - Posso ler, Posso Pensar foi pensado para crianças já alfabetizadas, mas ainda em processo de consolidação da leitura e de sua interpretação. Através de textos acessíveis à compreensão de crianças entre 6 e 9 anos, que abordam situações da vivência infantil, explora etapas de desenvolvimento cognitivo, como classificação, seriação e conservação, numa abordagem piagetiana. O livro auxilia professorores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e pais no trabalho de construir uma leitura mais criativa e mais reflexiva.


Eu e a querida Sylvia de Castro

sábado, 12 de junho de 2010

Feliz Dia dos Namorados!

Texto do livro: Aventuras e Receitas de Ligia Azevedo

Que bom que hoje é o Dia dos Namorados, pensei. Abri meus e-mails muito cedinho, resolvendo levantar da cama para fugir do monstro da madrugada que nos ataca no primeiro piscar de olhos, ainda no escurinho da noite. Para mim, é o décimo Dia dos Namorados sem unzinho sequer.


Na caixa de entrada, mais do que de repente surgiu um convite, Ai que bom! Pelo menos recebo um convite para jantar, mesmo sendo do ex-namorado. Menos um jantar em casa absolutamente sozinha e, coincidentemente, no dia dos namorados. Ainda me resta a esperança de que este convite tenha a ver com a comemoração da data. Ele não precisa nem trazer presente. Basta, mesmo que entre dentes, solte um tímido parabéns, sorrindo como quem diz: é uma brincadeira. Se assim não for e se ele nem se lembrar que é Dia dos Namorados, vou me fingir de morta, e não vou falar absolutamente nada sobre como estou feliz por passar esta noite jantando com ele.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Projeto Brasil Light

Já se passou quase uma década desde o dia que criei o Roteiro Gastronômico em Búzios cujo objetivo era dar aos meus clientes a possibilidade de freqüentarem os restaurantes da Rua das Pedras.

Oito restaurantes participaram desse projeto que tinha por finalidade elaborar, dentro de seus conceitos gastronômicos, pratos lights de forma que fossem incorporados aos seus respectivos cardápios. Eram eles: Cigalon, Brigitta’s, Sawasdee, Tartaruga, Parvati, Estância Don Juan e Pátio Havana e Café Concerto. 

O sucesso foi grande. A mídia apoiou o projeto, e o assunto ficou em pauta por algum tempo.
Baseando-me no sucesso do Roteiro em Búzios, decidi desenvolver a idéia para o Rio de Janeiro. Um mega projeto no qual sugeri fazer o ABC da nutrição, uma cartilha para ser distribuída nas escolas públicas de todo o Brasil. Idéia audaciosa na verdade e, por isso, resolvi visitar o prefeito do Rio de Janeiro na certeza que conseguiria um parceiro de peso. Com o projeto em mãos, devidamente registrado no Cartório de Títulos e Documentos, acompanhada de um fotógrafo, fui recebida com muita simpatia pelo Prefeito. Adorou a idéia e sugeriu que eu reunisse as pessoas que iriam desenvolver a cartilha, e ele chamaria os nutricionistas.

Comecei então a formar a equipe. Convidei Maria Lucia Dahl para escrever o texto, as nutricionistas com quem já trabalhava, e chamaria o Ziraldo para fazer a ilustração.

Surpresa. Dez dias depois do encontro uma página inteira do Jornal mais lido do Rio de Janeiro descrevia o projeto fantástico que a prefeitura estava criando. E ali estava o meu projeto que se dizia de autoria do prefeito.

Desisti, mas a idéia não me saiu da cabeça.
Criei o selo Ligia Azevedo Recomenda e estou convidando novamente os meus amigos donos de restaurantes para participarem deste projeto.

Ligia Azevedo Recomenda faz pare deste blog e os amigos virão, tenho certeza.

sábado, 5 de junho de 2010

Gomage

Hóspede do Spa Ligia Azevedo faz Gomage em todo o corpo.

Em todo tratamento de beleza corporal é necessário preparar previamente a pele para receber os benefícios que os cremes hidratantes, ou aqueles especiais, que queimam as gorduras, podem oferecer. A pele tem que ser esfoliada para a retirada das células mortas, a limpeza dos poros e a eliminação do excesso de gordura. Por mais que tenhamos hábito de tomar banho todos os dias, as partes do corpo em que as mãos não chegam ficam prejudicadas.

Na Gomage pode ser usada uma receita caseira, cujos resultados os esfoliantes industrializados não conseguiram superar. Todo o corpo é massageado com óleo de semente de uva ou de abacate misturado a uma boa quantidade de sal grosso. Esta fórmula alcança dois bons resultados. Além de fazer uma limpeza profunda na pele, nos livra do efeito do olho gordo e das energias negativas.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Solução para as Dores na Coluna

O Dr. Ruy Marra, já conceituado como um grande anestesista foi um dos primeiros médicos, senão o primeiro, a criar a Clinica da Dor.

O excesso de exercícios, devido há anos, como campeã brasileira de GRD e 30 anos como professora nas minhas academias de ginástica desgastaram as articulações da minha coluna e foi o responsável por dolorosas crises de dor. Foi com a ajuda deste médico e homem extraordinário, Ruy Marra, que eu pude, por tanto tempo, conseguir o máximo de sucesso na minha profissão.

Segundo o Dr. Ruy, Muitas pessoas são vítimas da dor de coluna lombar que se irradia geralmente pela perna até o pé restringindo muitas vezes o andar e a locomoção. Trata-se da torturante dor ciática, conseqüência de alterações da coluna vertebral conhecida pelo nome de hérnia de disco. Em apreciável número de casos, o paciente inicia o uso de analgésicos e antiinflamatórios via oral que, na maioria das vezes, não oferecem o alívio e nem a cura, às vezes apenas um alívio temporário, e a dor volta com a mesma intensidade uma vez encerrada a medicação. A solução mais correta em 80% dos casos é a aplicação de bloqueios anestésicos e antiinflamatórios realizados de forma competente e no local correto. Este procedimento é capaz de levar ao alívio imediato e à cura do problema.

Obrigada Dr. Ruy Marra por me ter ajudo a alcançar tantas vitórias dentro da minha primeira profissão.

Ligia Azevedo

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bife Rolê com Couve-Flor Empanada


Bife Rolê Tradicional

Ingredientes (4 porções – 296 calorias cada):

- 500 gramas de bifes finos e grandes
- Amaciante e 1 colher de chá de sal
- 2 cenouras médias em palitos
- 40 gramas de presunto magro em tirinhas
- 1 colher de chá de óleo
- 100 gramas de cebolas cortadas em rodelas finas
- 4 colheres de sobremesa de vinho tinto seco
- ½ xícara de concentrado de carne desengordurado
- ½ colher de café de açúcar

Modo de Fazer
Cortar os bifes para enrolar; bater bem e temperar com amaciante e sal. Enrolar com presunto e cenoura, prendendo com um palito.
Dourar os bifes no óleo e açúcar; cobrir com a cebola em rodelas, o vinho e caldo de carne desengordurado. Tampar a panela e deixar os rolinhos cozinhando em fogo brando até amaciar, pingando água quente para formar o molho.


Couve-Flor Empanada

Ingredientes (4 porções – 79 calorias cada):
- 600 gramas de couve-flor limpa (sem os talos grossos)
- 2 claras de ovos
- 1 colher de sobremesa de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de margarina derretida
- 2 colheres de sopa mal cheias de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado

Modo de Fazer
Cozinhar a couve-flor em água fervente com pouco sal e leite em pó desnatado.
Arrumar 4 porções de couve-flor cozida num tabuleiro.
Bater as claras em neve, juntar a margarina derretida, metade do queijo parmesão e, por fim, a farinha de trigo peneirada que deve ser misturada sem bater.
Cobrir cada porção de couve-flor com as claras preparadas e salpicar o restante do queijo ralado; levar ao forno por 10 minutos e retirar a couve-flor com uma espátula.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ofurô

Flávia Monteiro relaxa no Ofurô do Spa Ligia Azevedo na Pousada Corsário em Búzios.

Ofurô é um tipo de banheira de madeira, proveniente do Japão, caracterizada pelo seu formato, sendo bem mais profunda e curta que uma banheira ocidental. A profundidade deve ser suficiente para que a água cubra os ombros de uma pessoa sentada. A temperatura da água deve alcançar entre os 36 e 40ºC. Os banhos de imersão no Ofurô constituem autênticos rituais familiares no Japão. Os benefícios destes banhos para a saúde são muito grandes. A par do relaxamento, que alivia estresses de toda natureza, destacam-se, entre os inúmeros benefícios, limpeza de pele, reequilíbrio hormonal (pelo estímulo glandular causado pela água aquecida) e desintoxicação muscular. O banho no Ofurô é uma das atrações nos SPAs do mundo todo.