domingo, 30 de maio de 2010

Spa em Búzios

Animadíssimo o grupo do Spa Ligia Azevedo em Búzios neste mês de maio.


Fashion Rio

Deslumbrante desfile da grife Mara Mac na última quinta-feira (27) no Fashion Rio. Parabéns pela produção.
 
Lounge da Revista L'Officiel

Regina Martinelli e Eu


Anorexia

Nós tempos modernos, o sonho das meninas, desde a infância até a adolescência é, sem dúvida alguma, ser modelo. Já muito cedo se preocupam com o corpo e o padrão é estabelecido por aquelas que JÁ AOS 14 ANOS fazem sucesso nas passarelas. Os exercícios são colocados muito cedo de lado tendo em vista que a massa muscular é incompatível com o corpo magro sonhado pelas pretensas futuras “manecas”. Com isso, aumentam os casos de anorexia e bulimia entre as jovens. Essas doenças trazem graves conseqüências, muitas vezes irreversíveis, pois afetam o sistema hormonal. O estado de desnutrição decorrente de uma alimentação inadequada pode acarretar esterilidade.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aniversário da Alice Silveira na Roquette Pinto


Hoje, muito cedo 8 da manhã, abracei Alicinha no elevador da Radio Roquette Pinto. O debate do programa Painel da Manhã estava animadíssimo. Alicinha, a aniversariante, foi homenageada pelos amigos presentes com um parabéns em coro afinado. Na foto eu, Alicinha e sua irmã Mônica.

Jorge Salomão, um dos debatedores, sempre bem humorado, está comigo na outra foto.

 

Turma da Rádio

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fotos da Semana - Arraial da Providência

(Roça em Rio no Jockey Club)

Animadíssimo o Happy Hour Beneficiente na Abertura do Roça Rio ontem (26) no Jockey Club.
Cocktail com comidas típicas juninas e show com a banda Moinho tocando um vasto repertório de clássicos do samba. Sorteios de prêmios, incusive um Fim de semana no Spa Ligia Azevedo. Bebida farta e muita dança. Foi muito bom.
Alicinha e Marco

Beijo do Casal
Beth Pinto Guimarães

 Cookie Richers

 Marcia Veríssimo

Narcisa e Alice Tamborideguy

Vanja e Carlos Eduardo Chermont de Britto

Emanuelle Araújo

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Infância no Acre II

Texto do livro: Aventuras e Receitas de Ligia Azevedo

Na minha memória, os dois dias mais felizes do ano, esperados com meses de ansiedade, eram o do aniversário e do Natal para todas as crianças do clã dos Alencar que viviam no Acre, porque só nesses dias ganhávamos presentes. Até hoje lembro da minha dor ao descobrir que Papai Noel não existia. Foi quando, brincando de bonecas, fui procurar alguma coisa e olhei por baixo do guarda-roupa e vi os pés da cama de bonecas, que pedi a Papai Noel por carta escrita pelo meu pai, naturalmente. Fiquei quieta, magoada e com vergonha de dizer para eles, os adultos, que sabia que eles mentiam também. Com certeza me questionei: “se eles mentem, por que eu tenho que apanhar quando minto?”

Acho que quando a gente descobre que Papai Noel não existe, começa a deixar de ser criança. Comparando a minha infância com a das crianças de hoje, agradeço a Deus ter me soltado de pára-quedas no Acre onde, por falta de luz, telefone, cinema, jornal, carro e todos os outros meios de comunicação que ainda nem existiam no Brasil, a civilização não havia chegado.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O por do sol no dia 24 de maio

Por do Sol Praia dos Ossos - Spa Búzios - Pousada Corsário

Estou aqui em Búzios, onde o céu é de um azul divino e o vento esta soprando suave nesta hora do dia. São 17 horas. Desliguei o som para escutar a sinfonia dos pássaros que hoje estão bastante excitados, cantando muito alto. Com certeza comemoram este por do sol. Como são afinados! E não precisam de maestro... São artistas completos. Dançam uma coreografia nervosa, que desenvolvem quando se mudam de uma árvore para outra.

É muito bonito aqui! A água do mar, na Praia dos Ossos, mais parece um espelho refletindo a imagem dos barcos coloridos. Fico olhando para isto tudo e me pergunto se estou mesmo no Brasil. Não que no Brasil não existam lugares bonitos. Muito pelo contrário. O Brasil é o lugar mais bonito do mundo, mas esta paisagem faz a gente pensar que viajou para o Nirvana.

Ligia Azevedo

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fotos da Semana

Fashion Business.
Defile da Sta. Ephigênia no Teatro Tom Jobim no Jardim Botânico. Lidíssimo desfile. Parabéns Luciano Canale pelo alto bom gosto.

Marcia Simonsen e Eu, acima.

Ao lado, Vania Badin, Eu e, logo atrás, Marisa Alves de Lima.


Obs. Clique nas imagens para vê-las maior.

Musse de Aipo

Ingredientes:
- 250 gramas de ricota
- ½ xícara de aipo picado
- 1 copo de leite desnatado
- ½ xícara de pickles picado
- ½ dente de alho esmagado
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de mostarda
- 6 colheres de sopa de maionese diet
- 1 pacote de gelatina dietética de limão

Modo de Fazer
Dissolver a gelatina de limão em 1 xícara de água fervendo e levar rapidamente ao fogo para diluir toda a gelatina.
Bater tudo junto no liquidificador sem os temperos. Quando estiver bem ligado, juntar o alho, o vinagre, a mostarda e continuar batendo.
Virar o creme numa tigela e bater com a batedeira. Acrescentar o pickles picadinho, distribuir o creme em 6 taças, ou forminhas de empada, molhadas e manter na geladeira até a hora de servir, guarnecida com uma salada leve.

O Coração


Quem segue uma rotina regular de exames do coração desde cedo, a partir dos 25 anos, tem cinco vezes mais chance de chegar aos setenta e cinco anos sem ter sofrido um enfarte. Este é o resultado de um estudo feito pela Organização Mundial de Saúde que garante que o efeito será muito maior se houver uma preocupação maior com a mudança de hábitos.

Aderir à boa alimentação, praticar exercícios físicos, e ficar longe do cigarro são medidas que fazem despencar os riscos de uma doença cardíaca. Estes são fatores que valem para qualquer pessoa. Os bons hábitos devem ser cultivados ainda na infância e os primeiros check-ups, feitos na juventude.

sábado, 22 de maio de 2010

Clipping

Coluna da Hildegard Angel no JB na última terça-feira (18). Matéria sobre as meias do momento.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fotos da Semana

Festa de lançamento da novela Ribeirão do Tempo da Record na Hípica, com buffet divino, muito prosecco e gente bonita.



Eu com Luciano Szafir e, abaixo, com Fávia Monteiro.

















Renata Fraga, Iris Bruzzi, Ligia Azevedo e Marcia Veríssimo.

Filé de frango com molho de passas e quibebe



Ingredientes:
- 600 gramas de filé de frango
- ½ colher de sopa de sal
- 1 pitada de páprica

Ingredientes do Molho:
- 2 colheres de chá de margarina
- 20 gramas de passas pretas sem caroço
- 1 colher de sopa de vinho branco seco

Modo de fazer
Temperar os filés com sal e páprica e marinar por 8 horas.
Grelhar os filés, aproveitando a água que sai da grelha, sem queimar. Coar o caldo e completar com 1 copo de caldo de frango desengordurado. Reservar.
Corar a farinha de trigo, juntar a margarina e o vinho, misturar com o caldo de frango e passar pela peneira para desmanchar os grânulos.
Levar o molho ao fogo mexendo até ferver, juntar as passas e deixar ferver 5 minutos.

Quibebe

Ingredientes (4 porções):
- 500 gramas de abóbora madura e limpa
- 1 colher de chá de óleo
- ½ envelope de adoçante
- ½ cebola média
- 1 dente de alho
- ½ molho de salsa e cebolinha
- Sal a gosto

Modo de fazer
Cortar a abóbora em cubos.
Preparar um refogado com óleo, alho, cebola ralada e o adoçante.
Juntar a abóbora e deixar cozinhar em fogo brando, tampada sem ou quase sem água.
Quando estiver cozida, amassar bem, até obter um purê homogêneo.
Provar de sal, apagar o fogo, juntar o tempero verde picado.

Infância no Acre I

Texto do livro: Aventuras e receitas de Ligia Azevedo.

Era a década de quarenta, e inverno no Acre acontece quando vem o vento gelado dos Andes. Mata bichos, velhos e crianças, e segue seu caminho sem deixar saudades. Fazia muito frio naquela manhã de céu azul. Éramos quatro que, juntos e bem agasalhados, resolvemos andar à toa. Movidos pela curiosidade descemos uma ladeira e chegamos à cacimba de baixo.

Cabeça da turma como sempre, criei uma brincadeira em forma de jogo. Cada um tinha um graveto, fino e compridinho para jogar, de ponta, na água. Quanto mais força usasse, mais fundo iria e mais tempo levaria para voltar à tona. Fui a última no rodízio e, na intenção de ser a campeã, usando toda força atirei o graveto. Fui junto com ele.

Eu rolava, virava, subia e descia, encolhendo a perna o mais que podia porque diziam que no fundo daquele poço morava uma cobra. Foram segundos que pareceram intermináveis minutos em que o medo da morte ficou muito claro. O instinto de salvação, porém, foi mais forte e, raciocinando como um velho sábio, estendi a perna para tocar no fundo do poço e ter base sólida para dar um impulso e subir.

Como um milagre, a água começou a se iluminar. A claridade aumentava, abrindo-se em círculos bem a minha frente. Estendi a mão e agarrei a borda. Senti uma pressão forte no pulso, depois no braço. Visualizei, através daquela transparência dançante, os rostos aflitos daqueles que, com força de gigantes, me içaram. Pude, então, respirar a vida que por pouco teria ficado para trás.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fotos da Semana

Aniversário de Gilmar Peres na última sexta-feira (14) em seu restaurante Atlântico, em Copacabana, reformado em alto estilo. Agora com varanda para a alegria dos fumantes.
Ligia com Gilmar, com Anna Maria Tornaghi e com Jorge Salomão.

Máscara Térmica Gessada


A máscara térmica gessada é uma nova opção de tratamento de beleza. É um produto natural a base de minerais calcinados, pulverizados e misturados, que em combinação com as substâncias aplicadas, tem funções múltiplas de ação, promovendo resultados desejados e eficazes pela sua concentração de minerais. O efeito linfático característico e o calor liberado, fazem com que as substâncias ativas ultrapassem os limites da pele, tendo como função a melhora do funcionamento celular, gerando uma intensa regeneração dos tecidos. Ativa a circulação sanguínea, proporcionando aos tecidos uma quantidade suficiente de nutrientes vitais e, desacelera o processo de envelhecimento da pele.

Peixes


O peixe apresenta a vantagem de ser a menos calórica de todas as demais proteínas animais. Para quem quer emagrecer rápido, é a melhor opção. Simples de preparar seja grelhado, ensopado ou cozido no vapor, basta variar os molhos e teremos pratos com sabores completamente diferentes. O importante é não cair na mesmice, por falta de tempo, ou mesmo, por falta de talento na cozinha. A qualidade do peixe é importante na hora da escolha, se queremos economizar o máximo de calorias. Nem todos os peixes têm o mesmo valor calórico. Há peixes muito gordurosos como a Merluza, por exemplo, ou mesmo o delicioso Salmão. Quando o objetivo e diminuir as calorias o linguado é o mais indicado.

Panqueca de Espinafre e Mozarela

Ingredientes da massa (4 porções):
- 1 ovo
- 1 gema
- 7 ½ colheres de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite desnatado

Ingredientes do Recheio:
- 400 gramas de espinafre cozido drenado e batido
- 1 colher de café de margarina
- 2 dentes de alho socados
- 1 colher de café de maisena para ligar
- Sal, orégano e manjericão a gosto
- 180g de mozarela picada
- 4 colheres de chá de parmesão ralado

Ingredientes do Molho:

- 100gramas de tomates maduros sem pele e sem sementes
- 1 colher de café de extrato de tomate
- ½ envelope de adoçante
- 1 colher de chá de molho de soja
- ½ colher de chá de Margarina
- 1 colher de chá de orégano
- 1 dente de alho socado
- Sal a gosto

Modo de Fazer

Desmanchar o ovo e a gema extra com uma faca até ficarem bem lisos; juntar a farinha de trigo aos poucos e misturar bem; acrescentar o leite pouco a pouco, formando uma mistura homogênea. A massa deve ficar fina para que as panquecas também fiquem finas. Convêm passar na peneira para desmanchar os resíduos. Fazer as panquecas todas iguais, em frigideira ante aderente de, aproximadamente 18 cm de diâmetro. Deve render 16 panquecas. Dividir a mozarela em 4 porções de 45 gramas cada uma. Colocar as panquecas em superfície plana, espalhar uma colher de recheio na parte central e, por cima, ¼ da porção de mozarela. Enrolar as panquecas se apertar e colocá-las no prato. Cobrir com o queijo ralado (4 panquecas por pessoa) Para fazer o molho, colocar os tomates e o alho numa panela tampada, em fogo brando, juntando o sal a margarina e o adoçante. Passar por peneira fina: acrescentar água ao resíduo e peneirar outra vez. Voltar ao fogo, juntando extrato de tomate, o molho de soja, o sal e o orégano.